terça-feira, 16 de setembro de 2008

Onde é que se aprende ética?

Essa foi a redação com a segunda melhor nota do 1º Ano do Ensino Médio:


Ética na escola

Ética aprende-se na escola? Sim, mas não apenas na escola. Acredito que a ética nos ajuda a viver, e nos conhecer, isso mesmo, precisamos conhecer a nós mesmos.

Cada um tem seus valores e princípios, mas e aqueles que roubam, que matam, estrupam, e fazem tantas outras coisas do mesmo nível, será que eles não foram à escola ou não assistiram às aulas? Não desejaram aprender?

“Ética – única resposta possível’, muitas das perguntas que fazemos só podem ser respondidas com ética.

Quando nós vemos alguém lutando, pelo que se deseja, ficamos às vezes até admirados porque vemos que essa é uma pessoa que tem garra, mas quando observamos que essa pessoa passa por cima de outras, cauda brigas, mágoas intrigas, vemos a ética dessa pessoa em falta.

O Mundo clama por socorro, pede desesperadamente por um pouco de maturidade de seus governantes. Pede que tudo o que se faz seja anulado, pede e implora por um pouco de ética.

Quando os nossos governantes tiverem um pouco mais de ética, talvez tenhamos também um pouco mais de paz. Um líder que não tem ética não merece ser tido como exemplo, não merece ser honrado com alguém que tenha.

Ética é o valor mais raro no nosso mundo hoje, por que é que o mundo pede tanto e cada vez mais e recebe cada vez menos?

Ética começa onde tudo começa, ética começa na escola, mas vem caminhando cde braços dados com a educação: VEM DE CASA!

Nenhum comentário: